27 de fevereiro de 2023

Vereador Propõe Política de Acompanhamento em Atividades Desportivas

Que atividade física é bom para saúde todo mundo sabe. Agora você sabia que praticar atividade física sem acompanhamento adequado de um profissional habilitado pode levar a lesões musculares, articulares e ósseas, principalmente se os exercícios forem realizados de forma inadequada ou em excesso?


Além disso, pessoas com problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, respiratórias, articulares ou musculares, podem agravar esses problemas se não tiverem orientação médica. Portanto, é importante buscar orientação profissional antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos, para avaliar a condição de saúde e física e elaborar um plano de exercícios adequado às suas necessidades e objetivos.


Pensando na preservação e manutenção da saúde e bem estar dos munícipes, o vereador recém empossado, Anderson Moratorio (PDT), apresentou sua primeira proposição, a Indicação nº 13/2023, na qual propõe que seja instituída a política de orientação e acompanhamento da atividade física nos bairros, parques municipais, praças e academias ao ar livre em Parauapebas.


Para o parlamentar  “a prática de atividade física é um dos pilares da qualidade de vida, além de ser essencial à saúde. No entanto, praticar atividades físicas sem orientação adequada pode gerar uma série de problemas. Desse modo, é fundamental contar com a orientação de um profissional qualificado, antes de iniciar a prática esportiva ou de atividades físicas. E isso vale para todo e qualquer tipo de atividade, pois todas elas exigem esforço por parte das articulações e da musculatura”, disse.

Foto: Elienei Araújo


Contemplando a argumentação do parlamentar sobre os cuidados com a saúde a Organização Mundial da Saúde -OMS estabeleceu novas diretrizes que recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.


A OMS incentiva os países a adotarem as diretrizes globais para desenvolver políticas nacionais de saúde em apoio ao plano de ação global da OMS sobre atividade física 2018-2030. O documento foi aprovado por líderes globais de saúde na 71ª Assembleia Mundial da Saúde, em 2018, para reduzir a inatividade física em 15% até 2030.

 

Então o negócio é se exercitar, sair do sedentarismo. E os municípios precisam criar políticas públicas que favoreçam a prevenção a lesões desportivas, pois estas entram nas estatísticas de agravos de saúde do município.


Lesões desportivas são lesões que ocorrem durante a prática de atividades físicas ou esportes. Essas lesões podem afetar músculos, tendões, ligamentos, ossos e outras estruturas do corpo, resultando em dor, inchaço, limitação de movimento e outras consequências.


Algumas das lesões desportivas mais comuns incluem:


Entorses: lesões nos ligamentos, geralmente causadas por um movimento brusco ou torção.


Distensões musculares: lesões nos músculos, geralmente causadas por estiramento excessivo.


Fraturas: quebra de um osso, geralmente causada por um impacto forte ou repetido.


Tendinites: inflamação dos tendões, geralmente causada por esforço repetitivo.


Bursites: inflamação das bursas, que são pequenas bolsas cheias de líquido que ajudam a reduzir o atrito entre as estruturas do corpo, geralmente causada por esforço repetitivo.


Texto: Maria Oliveira

Colaboração: Nayara Cristina /AscomLeg2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo