26 de fevereiro de 2023

Como Exercer a Prática do Autoperdão

Outro dia estava pensando, que eu penso demais! (risos). Quando não estou sofrendo com as infinitas possibilidades de coisas futuras que talvez nem aconteçam, estou me torturando pelas coisas do passado das quais não fui assertiva. Me perco totalmente nessa questão de pensar demais, e o pior é que eu acabo não me perdoando por alguns erros do passado.



No post de hoje, eu queria falar sobre perdão. Não aquele perdão que damos  para outras pessoas, mas aquele perdão que não damos a nós mesmos. O autoperdão. 


O autoperdão não é um processo tão simples assim. Eu consigo facilmente perdoar as pessoas, pois levo comigo a ideia de quanto maior for o sentimento que me ligue a alguém, maior é a presença dela na minha vida, então, se eu perdoar eu posso sair da vida da pessoa e fingir que ela não existe. 


Quando se trata de se perdoar, a gente cai no erro de achar que não podemos errar ou inconscientemente achamos que não merecemos o perdão, por que temos o auto controle de nossas atitudes. É a tal lente de aumento que colocamos sobre nós. A solução mais fácil para se perdoar, é começar a treinar a mente e silenciar a voz intrusiva que nos sabotam a praticar o autoperdão.

 

O primeiro passo é entender que para chegar o perdão é necessário conhecer o significado consciente do que é o perdão. Depois se aceitar como igual, como ser em evolução, como um pecador. Assim fica mais fácil encontrar e chegar no caminho do perdão. Logo após eu fazer isso, eu faço uma introspecção e reavalio o que aconteceu e ressignifico em aprendizado. Pois tudo na vida é aprendizado. 

E você, já se perdoou hoje?


2 comentários:

  1. Exelente reflexão, estudei sobre isso esses dias e percebi que também a auto sabotagem leva a pessoa para longe do caminho do perdão próprio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão.
      Verdade, e vendo a sabotagem como algo criminoso, é duro falar, mas cometemos negligencias contra nós mesmos kkk.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Topo