19 de dezembro de 2020

Vai Ter Leite no Natal Sim!

 


O Rotary Club de Parauapebas seguindo as instruções do Rotary Internacional focando a saúde infantil, lançou em 2016  o Programa Bebê Leite no município. Desde então todos os meses são doados leite em pó para dezenas de crianças atendidas pelo Programa.


Ao longo dos 4 anos de Projeto já foram entregues toneladas de  leite em pó. 💪


A entrega do leite é realizada todo 4º sábado do mês, na sede do Club. Mesmo durante a Pandemia o Programa não parou, o Rotary entende que essas famílias ficaram ainda mais vulneráveis socialmente e continuou realizando a entrega do leite as mães, sem a presença das crianças e sem a distribuição do lanche 🍔. 


Hoje é a derradeira entrega do leite do ano de 2020, e como de praxe é oferecido as crianças o Natal Feliz 🎄🎅, que consiste em um dia festivo, com brincadeiras, distribuição de brinquedos ⚽ e um delicioso lanche. Tudo será feto seguindo os protocolos de higiene. 


Teremos a presença de membros da Maçonaria, grande parceiro deste projeto e do Rotary     Club.


O presidente do Club José Raimundo, convida todos os rotarianos para participarem desse momento.



16 de dezembro de 2020

Férias em Casa Devido a Pandemia


Já passou férias em casa? 🏡Nesse momento estou criando oportunidades de ficar bem e achar graça de ficar em casa. Quando eu decidi que tiraria férias em dezembro, imaginei que tudo isso já houvesse passado. Para meu aprendizado as coisas eu poderia estar melhor em relação a Pandemia, parece eu se agravou em todo mundo. Achei mais seguro cancelar as expectativas de viagem ✈.

Claro que uma viagem mais rápida e próxima de casa não está totalmente descartada, de preferência, aquelas que ficam praticamente no próprio quintal, (risos).


Com a tal segunda onda prevista e que está de fato acontecendo, o passeio de um dia será a primeira atividade que vai renascer.


Explorar um bairro do outro lado da cidade ou lojas ou restaurantes recém-reabertos em uma cidade vizinha, acredite é uma sensação de  aventura e nem isso ai dar pra fazer, (risos).


Com tempo integral em casa terei oportunidade de setorizar os espaços que quero ressignificar e criar aqui em casa, (altar, cantinho do café,  plantinhas, 🌵 etc). As memórias afetivas estão fervilhando em minha mente de uma forma bastante prazerosa.


E você, me conta já passou férias em 🏠 casa? Como está sendo esses dias de isolamento.

Beijinhos 👄

11 de dezembro de 2020

Rotary Club de Parauapebas Empossa Novos Rotarianos


Oiêê!

Tardezinha produtiva essa de hoje. 


Vem comigo que vou te contar sobre a noite festiva que tivemos na reunião desta quarta-feira (9 de dezembro ), onde o Rotary Club de Parauapebas empossou cinco novos membros.

Maycon Wanderson Ferreira de Lima, apadrinhado pelo rotariano Eleonan  Santos.

Renato dos Reis Portilho e Gracilda Coelho Pereira Sampaio. Ambos apadrinhados pelo atual presidente  José Raimundo Rodrigues Sampaio.

O casal Michele R. P. de Jesus e Ailton da Silva, apadrinhados pelo sócio fundador Reticlyve Barbosa.




 A reunião contou com a ilustre presença de todos rotarianos do município e de seus convidados.






Também esteve presente na solenidade o Governador Assistente Leonardo Pinheiro que fez uso da palavra e discursou sobre os projetos e evolução do Rotary, que começou há 115 anos, com apenas quatro rotarianos nos Estados Unidos e hoje está presente em grande parte dos países.


O presidente parabenizou os novos rotarianos pela escolha de servir ao próximo, desejando felicidade no ato de servir,  companheirismo e gratificação.


Após a solenidade de posse, foi servido um delicioso jantar ao som de voz e violão. 

Brincadeira de amigo milionário também fez parte da noite. Onde a anfitriã e sócia honorária do Club, Maria do Carmo dividiu o prêmio com a companheira rotária, Maria Oliveira, ou seja, euzinha aqui, he, he.


Vamos ver algumas fotinhas da noite:











*O Rotary International é uma associação de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional. Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,3 milhões de membros, chamados rotarianos.


Foto: Zinho Bento

Foto: Zinho Bento

Foto: Zinho Bento

Foto: Zinho Bento

Foto: Zinho Bento

Foto: Zinho Bento

Foto: Zinho Bento

Foto: Zinho Bento

Foto: Zinho Bento

Município Lança seu Primeiro Livro Didático na Linguagem Indígena Xikrin.

A educação escolar indígena do município de Parauapebas deu um grande passo. Foi lançado no último dia 9, o primeiro livro didático na língua materna do Povo Xikrin do Cateté. XIKRÍN DO CATETÉ NHÕ PI’ÔK MARI MOKRAI KADJY NA JÃ.

Professor Katopiti Xikrin, Girlan Pereira e Luiz Vieira, no lançamento do livro.


A obra didática é uma conquista de povo Xikrin, pois será usado pelos professores em sala de aula, afim de alfabetizar os estudantes indígenas, na língua originária. 

O projeto da obra foi idealizado pelos professores Bep Aka Xikrin e Katopti Xikrin associados ao doutor em linguística, Lucivaldo Silva da Costa, da Faculdade de Educação do Campo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.


Sabe-se que a educação indígena é uma realidade longe da educação do campo, pois, o Estado ainda é carente de políticas voltadas a educação escolar indígena, sendo essa tratada e vista como educação do campo.


Para melhoramento da construção do aprendizado, a alfabetização deve acontecer em conjunto com o letramento, já que são ligados um ao outro de maneira inseparável.


Com uma bibliografia carente, a educação escolar indígena tem livros didático produzidos em poucas línguas, sendo a Guarani como principal exemplo de material de apoio e pesquisas.

Girlan Pereira recebendo a obra autografada por um dos idealizadores.

Para Girlan Pereira, coordenador de Relações Indígenas do Gabinete do Prefeito, a iniciativa vai valorizar a educação das comunidades Xikrins, e valorizar também a educação do município, já que parte do alunado está também nas aldeias. “Cada povo possui características próprias, e a forma da alfabetização acontecer numa comunidade é algo que merece atenção. O processo de aprendizagem se torna mais difícil com a utilização apenas de materiais vindo de outras realidades. Ignorar a língua é não valorizar a cultura. Somente por meio dela se atingem as ideias do senso de comunidade”.


A importância desse livro para os alunos Xikrins, é demasiadamente grande. Eles vão aprender num livro que transmite a escrita e linguagem única da comunidade. Imagina o que é aprender com um livro em outra língua. Então, é justamente como os Xikrins até o momento eram ensinados.

O que desejamos é que venham mais projetos, mais livros para enriquecer a educação escolar indígena em nosso município.



Algumas lideranças Xikrins e de outras etnias prestigiaram o evento de lançamento que na ocasião lançou também outro livro não menos importante idealizado pela professora Andréa Araújo, da escola Olga da Silva. O livro “Serra Pelada Além do Ouro”.

Topo