16 de abril de 2020

Educação na Quarentena, Oportunidade de Testar o Homeschooling


Durante toda minha vida materna acompanhei de perto a educação de meus filhos. Assim como eu muitas mães estão tendo a oportunidade de conviver mais com seus filhos, nesta quarentena, sobretudo para garantir que o processo formativo e de aprendizagem continue neste momento de isolamento social. 


Agora como fazer isso se as tarefas não chegam. A minha facilidade é que já pratiquei com o Pedro Augusto homeschooling antes dele ir para escola. Muitos orientadores destaca a necessidade da adoção de estratégias para aprender durante o isolamento social, sob pena de graves perdas no processo educativo dos alunos, em decorrência das limitações de aprendizagem sem a presença física do professor. Agora como pensar em assegurar apoio aos pais para que possam apoiar o aprendizado dos alunos mediante tanta coisa acontecendo.

Uma situação excepcional e complexa não demanda uma resposta simples, mas, sim, respostas complexas e embasadas. Essas, por sua vez, apesar da necessidade de celeridade, demandam planejamento, ciência, método e disciplina. 

Como existe uma briga sobre a aprovação da prática do homeschooling no Brasil, chegou a oportunidade inusitada que todos queriam para testar a eficácia  ou não do método. Pais, adeptos do ensino domiciliar, profissionais da educação e autoridades políticas poderão ver resultados na prática e discutir de forma melhor as políticas públicas para a educação no Brasil.

Uma coisa é certa. Após a pandemia do COVID-19, a sociedade não será a mesma. Consequentemente, a educação, também não será a mesma. Como exemplo, temos as tecnologias educacionais que serão realidade e que deverão fazer parte da rotina pedagógica em todas as redes. Porém, para a educação infantil nada foi pensado ainda, ou se foi não chegou ao meu conhecimento, digo a nível municipal.



Cumpre ressaltar, por fim, que o desafio da aprendizagem, neste momento, é emblemático e urgente, contudo, tão ou até mais relevante, é a situação da aprendizagem pós-pandemia. Como será o retorno dos estudantes para a escola? Enfim, essa e uma série de questões precisam ser debatidas, enfrentadas e serão tratadas em outra oportunidade.

O que o Governo do Município está fazendo de imediato é colocar merenda na mesa do estudante. Para isso a gestão municipal criou o auxílio merenda que vai durar até o estado de calamidade. 

No mais sem grande novidades no setor educacional. Vamos fazer a nossa parte cuidando da educação dos nossos filhos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo