Com o intuito de conscientizar e capacitar jovens de Parauapebas para as novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo nas áreas digitais, o vereador Laecio da ACT (PDT) propôs a criação do programa "Juventude Empreendedora Digital" no município. A proposta foi realizada por meio da Indicação nº 504/2025, que passou por votação na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (2).
O vereador justificou a iniciativa, destacando as profundas transformações no mercado de trabalho. "De acordo com o LinkedIn, as profissões que mais crescem no país estão concentradas justamente em áreas como tecnologia, marketing digital, e-commerce e análise de dados", afirmou.
Inclusão social e nova economia
Apesar do crescimento do setor digital, Laecio da ACT ressaltou as dificuldades que a juventude enfrenta para se inserir no mercado formal. Dados apontados pelo parlamentar revelam que, no último trimestre de 2024, 38,5% dos jovens de 18 a 29 anos ocupados estavam na informalidade, evidenciando a vulnerabilidade desse grupo.
Neste cenário, o programa "Juventude Empreendedora Digital" se apresenta como uma medida estratégica para capacitar os jovens, oferecendo cursos, oficinas, palestras e mentorias em áreas digitais.
"Tal iniciativa permitirá que os jovens de Parauapebas não apenas ampliem suas chances de empregabilidade, mas também possam criar seus próprios negócios digitais, movimentando a economia local e reduzindo a dependência do mercado tradicional", argumentou.
Para o vereador, a criação do programa é um investimento no futuro da cidade. "Ao investir na juventude e no setor digital, o município de Parauapebas estará promovendo inclusão social, desenvolvimento sustentável e preparando sua população jovem para os desafios e oportunidades da nova economia", ressaltou.
A Indicação nº 504/2025 foi aprovada em plenário e, logo depois, enviada para apreciação do prefeito Aurélio Goiano, com cópia à Secretaria Municipal de Juventude (SEJUV) e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SEDEN).
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário