8 de junho de 2023

Como Lidar Com a Saudade do que Nunca Viveu!

Se alguém souber, por favor me diga!


Acredito que sofremos mais com a saudade do que nunca vivemos do que os próprios erros. É sim, por que envolve sentimentos de nostalgia, anseio e até mesmo uma sensação de perda por algo que nunca aconteceu. 


Primeiramente sentir saudades de algo que está apenas no campo das ideias nao deveria ser normal. Mas o que devemos fazer mesmo é  reconhecer e aceitar esses sentimentos sem julgamentos. Lembrar de que todos nós experimentamos diferentes trajetórias de vida e é natural imaginar como seriam as coisas se tivessem acontecido de forma diferente.


Cultivar a gratidão pelo presente é o melhor caminho. É difícil, eu sei. A gente lamenta, sofre, chora, e foca no que não aconteceu. Eu tenho vivenciado muito isso nos últimos meses. Eu idealizei tantas coisas, tive esperanças, sonhos... e eles nunca se realizaram. 





Venho praticando a aceitação, reconhecendo que a vida nem sempre é como planejamos. O que eu quero agora é apenas equilibrar meus sentimentos  e trazer mais contentamento e felicidade aos meus dias.

Meu passado eu não posso alterar, e o meu futuro está em aberto. Quero a partir desse novo momento criar uma vida significativa e que existem outras experiências valiosas e enriquecedoras a minha espera. Quero me conectar com outras pessoas e cultivar relacionamentos significativos com amigos, familiares. 


O engraçado é que eu estou fazendo tudo isso sendo gentil comigo mesma, sem me punir com já fiz outras tantas vezes. Praticar a autocompaixão com a gente mesmo não é errado. Pelo contrário é ser gentil enquanto lidamos com sentimentos de saudades de vivencias abstratas. Que são nossos, que podem ficar guardadinhas no quintal da esperança, e não meramente descartadas por que a vida tomou outro rumo. 


O equilíbrio entre a saudade e as projeções futurísticas é mais um dos sentimentos que precisamos lidar com sabedoria. É não matar nossos sonhos, mas também entender que ainda não chegou  o momento de realizá-los. Dou-me permissão para sentir, refletir e processar todas minhas emoções. 


A vida é cheia de possibilidades e experiências únicas, e eu quero viver o extraordinário!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo