Os vereadores Joel do Sindicato (PDT), Zé do Bode (MDB), Raianny Rodrigues (Pros), Eliene Soares (MDB), Anderson Moratorio (PDT) e Josemir Silva (Pros) solicitaram obras com melhorias na área da educação, de lazer e de abastecimento de água, por meio de indicações aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada nesta terça-feira (19).
Reforma de praça
A Indicação nº 392/2023, apresentada por Joel do Sindicato (PDT), pediu a revitalização da Praça Aldeane Santos, no bairro Cidade Jardim. O parlamentar destacou que a praça “é um espaço fundamental para a qualidade de vida dos moradores da região e encontra-se em estado de degradação, o que tem impacto direto na comunidade que dela se utiliza”.
“Quando revitalizada, poderá servir como um ponto de encontro para a comunidade, promovendo a integração social e o lazer das famílias locais. Além disso, a recuperação deste espaço público trará benefícios para o embelezamento do bairro, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus residentes”, justificou.
Saneamento
A Indicação nº 395/2023, de autoria de Zé do Bode (MDB), solicitou uma avaliação técnica para solucionar os atuais problemas de infraestrutura com relação à falta de saneamento básico nas ruas do bairro Vila Nova.
O vereador pontuou que “a atual situação é preocupante” e tem “recebido vários relatos dos moradores daquela localidade sobre as problemáticas lá existentes”. “A falta de infraestrutura adequada de saneamento cria um ambiente insalubre, impactando negativamente na vida dos moradores e no desenvolvimento sustentável de nosso município”, argumentou.
Infraestrutura
A vereadora Raianny Rodrigues (Pros) apresentou a Indicação nº 393/2023, pedindo a revitalização das ruas que dão acesso ao residencial Nova Carajás. “A ausência de pavimentação asfáltica e a presença abundante de buracos comprometem de maneira considerável a mobilidade tanto de veículos quanto de pedestres que transitam por esse local”, justificou a vereadora.
Já a indicação nº 397/2023, apresentada por Eliene Soares (MDB), pediu à prefeitura que providencie um plano de ação para retomada da licitação para padronização das calçadas das vias principais dos bairros Liberdade e União.
De acordo com a vereadora, a licitação “virou caso de justiça porque uma empreiteira entrou com mandado de segurança para suspender o processo, apontando falhas na licitação”. “Com isso, os 15 mil habitantes do complexo Liberdade não vêem a hora de a obra acontecer”.
Ainda na área da infraestrutura, a Indicação nº 398/2023, apresentada por Anderson Moratorio (PDT), solicitou melhorias para a comunidade Ilha do Gelado, na zona rural do município, como restauração da estrada de acesso; limpeza e encascalhamento em todas as ruas da comunidade; e estudo de viabilidade para perfuração de poço artesiano.
“A comunidade conta com aproximadamente 400 moradores, além de outros proprietários de chácaras na localidade, portanto, suas diversas ruas também precisam de manutenção, tais como, raspagem e encascalhamento”, ressaltou o vereador.
Nova escola
Por fim, a Indicação nº 391/2023, proposta por Josemir Silva (Pros), propôs a construção de uma escola de ensino integral no Jardim Canadá. Para o vereador, “um maior acesso à educação de qualidade contribuirá para o desenvolvimento social e econômico da região, além de promover a inclusão e a igualdade de oportunidades”.
As indicações foram enviadas para apreciação e as devidas providências do governo municipal.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário