28 de junho de 2021

Lapidação de Pedras Preciosas em Parauapebas

 

Oiêee, vem cá que eu vou te contar tudo sobre o curso de Noções Básicas de Lapidação de Pedras Preciosas e Gemas, oferecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

Eu estava com vontade de fazer algo diferente das áreas que atuo e apareceu essa oportunidade do curso. Realmente é algo bem atípico a tudo que já havia feito. Conseguir fazer o passo a passo da lapidação de uma pedra bruta e deixar ela numa pedra brilhante é satisfatório demais.

Falar em passo a passo, eu vou passar pra vocês, como se dá esse processo que é utilizado de base para toda lapidação de uma pedra preciosa.

Primeiro temos que escolher uma pedra bruta que não tenha cortes. O tipo de pedra escolhida é que vai determinar de que maneira ela será lapidada, de acordo com sua forma. Em seguida, vamos escolher qual o formato queremos dar a essa pedra e é aí que damos início a preparação. 

O corte é o início de moldagem da pedra, essa parte é feita numa máquina de lapidação, onde vai tirar as partes desnecessárias da pedra. 



O segundo passo é colocar essa pedra na ponta de uma vareta redonda de ferro, que chamamos de dop. Para prender a pedra na vareta usamos uma cera. É aí a parte que exige habilidade, pois usa-se, o fogo para moldar a cera na vareta e colar a pedra.

Após esse processo inicia-se realmente a lapidação, que é feita com a pedra num disco. São várias facetas que vão sendo moldadas dependendo do formato que escolhemos para a pedra. 




Sabe-se que quanto mais facetas, mais brilho a pedra vai reluzir. Para finalizar a gema, é necessário dar o polimento para remover a poeira originada no processo de lapidação.


Após o polimento da pedra acabada, é que se chega ao produto final. Embora, o processo de lapidação de pedras não seja algo impossível de ser feito, é recomendado que todas as etapas sejam executadas por bons profissionais e por instrumentos e equipamentos apropriados para realizar o procedimento. 




A beleza e o valor da pedra depende da lapidação e do polimento. Quanto mais perfeito estiver a pedra e mais brilho ela tiver, maior é seu valor comercial.
Legal, né gente!

Eu amei o curso, conseguir fazer minhas pedras e por serem as primeiras eu achei que elas ficaram perfeitas. he, he.

Também gostei muito do curso, e dessa iniciativa de Seden, pois esse curso só tem nos grande centros urbanos e é super caro, em torno de uns R$4.000,00 então a mamis blogger está no lucro he, he.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo