22 de março de 2021

Ensinando Para a Criança a História do Nome Dela


Você já ensinou (escrever e ler) o nome de seu filho para ele.  A construção do nome da criança para a própria criança é algo essencial para
a identidade dela dentro do ciclo social que ela vive. 

A extensão desse aprendizado se conclui através da educação infantil. Afinal é na escola que a criança interage  em um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.

Trabalhar a identidade assim como a autoimagem da criança é algo que podemos fazer em casa no cotidiano, contando a história do nome da  criança, pois o nome próprio escrito ou a assinatura é parte da pessoa, de sua identidade. Através da escrita do nome, o seu filho começa a se identificar como pessoa, como um ser social.

Seu filho vai conseguir identificar o nome dele quando o ver. Isso vai acontecer mesmo antes da alfabetização completa, ocasionando nele um ampliamento gradativo das possibilidades de comunicação e expressão, e também de autoestima. 

Ele vai apreciar o próprio nome e dos colegas; chamar os colegas pelo nome; construir uma relação afetiva com a escrita a partir do seu nome; distinguir o próprio nome entre os nomes dos colegas. É uma fase super gostosa que nós mães podemos construir e aproveitar no aprendizado om nossos filhos.





Como desenvolvi essa ação materna com o Pedro Augusto.


Expliquei pra ele sobre a história do nome dele, quem escolheu e de que forma surgiu a escolha do nome.  


Depois eu pesquisei o significado do nome Pedro Augusto e li para ele ouvir. 

Ele amou tudo e ficou super entusiasmado com a história do nome dele.


E aí, me conta você já leu o significado do nome do seu filho para ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo