20 de janeiro de 2021

Dia de São Sebastião, Padroeiro de Parauapebas

 Oiêee, bom dia!


Hoje é feriado municipal, dia de São Sebastião, padroeiro de Parauapebas.

Eu nunca contei aqui, mas eu estudei por dois anos sobre o catolicismo, quando morava na cidade de Canaã. Era um projeto que eu tinha também de escrever um livro sobre religiosidade. Foi através dessa pesquisa que conheci o espiritismo e hoje professo a fé espírita. Porém, entretanto, (risos), catolicismo é história e eu amo história e amo mais ainda histórias de cunho religioso. 



Um pouco sobre a história de São Sebastião.

São Sebastião , nasceu em Narbonne, França, em 256 DC. Seu nome grego Sebastós significa sagrado e nobre. Quando criança, sua família se mudou para Milão, Itália, onde cresceram e estudaram. Sebastian escolheu continuar a carreira militar de seu pai. 


No exército romano, ele se tornou capitão da primeira guarda pretoriana. Esta posição é ocupada apenas por pessoas de destaque, dignas e corretas. Sebastião era muito comprometido com sua causa e foi reconhecido por seus amigos e até pelo imperador romano Maximiano. Naquela época, o Império Romano era governado por Diocleciano no Oriente e Maximiano no Ocidente. Maximiano não sabia que Sebastian era cristão.


Sebastião ingressou no exército romano com a única intenção de fortalecer os corações dos cristãos sob tortura. Depois de saber que os cristãos haviam se infiltrado no exército romano, Maximiano começou a procurar esses cristãos e os expulsou do exército. Apenas os filhos desses soldados era obrigado a cumprir o serviço militar. É o caso do capitão Sebastião. Para outros jovens, a escolha é livre. 


O imperador ordenou a Sebastião que renunciasse à fé em Jesus Cristo. Sebastião se recusou a renunciar. Portanto, Maximiano ordenou que ele fosse morto como um exemplo para desencorajar outros que por ventura também fossem cristãos. Maximiano mandou que  Sebastião tivesse uma morte dolorosa e  sangrasse até a morte na frente de todos. Portanto, o arqueiro recebeu ordem de atirar flechas nele. Eles tiraram suas roupas, o amarraram num poste no estádio de Palatino e lançaram suas flechas sobre ele. Ferido, deixaram que ele sangrasse até morrer.


Uma mulher cristã de nome Irene foi ao local com um grupo de amigos e ficou surpresa ao descobrir que Sebastião ainda estava vivo. Eles o levaram e o esconderam na casa de Irene, que curou suas feridas.


Após curado São Sebastião continuou a evangelizar e o Imperador mandou matá-lo novamente. Desta vez sendo açoitado até a morte e depois lançado numa fossa para que seu corpo não fosse encontrado. Porém, após a morte de São Sebastião, ele apareceu à cristã Lucina e disse que ela encontraria seu corpo pendurado no poço. Ele pediu para ser enterrado com os apóstolos nas catacumbas. 


Esse ano, devido ao momento pandêmico, não foi realizada a tradicional corrida de São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo