5 de outubro de 2020

Descubra Se o Seu Filho Tem Ansiedade

Oiê mamys. 

Quero trazer um assunto bastante pertinente na atualidade.

Das coisas negativas que o momento pandemico deixou de herança foi a tal da ansiedade. 


E acredite ela tem afetado demasiado as crianças. Com o isolamento, o afastamento da escola e dos coleguinhas nossas crianças desenvolveram alguns males. O Pedro Augusto ficou ansioso e irritado. 


Com a mudança drástica na rotina dele acabou que o Pedro teve um excesso de estímulos a mais, (celular, jogos, tecnologia), do que tinha antes da Pandemia e ocasionou uma mudança no comportamento dele. 


Sabe-se que os excesso de estímulos são grandes fatores para ansiedade em crianças, porém, há outras causas como brigas frequentes em casa, separação dos pais, alteração na rotina, mudança de cidade ou escola e outros.



Como mães e responsáveis devemos sempre livrar nossos filhos daquilo que eles não têm capacidade emocional para administrar.

Confesso que demorei um pouco para perceber a ansiedade como a causa na mudança no comportamento do Pedro. E muitos pais cometem esse erro, afinal não acertamos sempre. Achava que era mau comportamento, foi quando percebi que ele estava querendo comer toda hora. Pensei que aquilo não podia ser fome. Depois observei ele roendo as unhas. Então percebi outras características da ansiedade. 

A ansiedade é uma fera desagradável para qualquer criança, gastando muito tempo e energia. Uma das coisas que eu tenho feito e uso como uma alternativa para lidar com o Pedro, é ouvir ele, suas longas e intermináveis histórias fruto da sua imaginação. Isso transmite confiança pra ele e faz sua mente e sentimentos se harmonizar.



 Ao ouvir seu filho, você está validando seus pensamentos e sentimentos, capacitando-os a serem abertos e honestos. Ouvir também permite que você aprenda mais sobre o que seu filho está passando, tanto físico, quanto mentalmente. E isso acaba sendo um termômetro pras nós mães saber quanto a saúde mental de nossos filhos.

Se você tem notado comportamento diferente em seu filho, procure ajuda de profissionais. Ansiedade é uma doença, mas é fácil de ser tratada se detectada no início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo