7 de março de 2025

Vereadores solicitam duplicação de estrada, sinalização, melhorias no abastecimento de água e construção de praça

 

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), realizada nesta quinta-feira (6), foram aprovadas cinco proposições com pedidos de melhorias na segurança viária, na infraestrutura urbana e em serviços públicos essenciais. As matérias são de autoria dos vereadores Laecio da ACT (PDT), Tito do MST (PT), Leandro do Chiquito (SD), Fred Sanção (PL) e Zé da Lata (Avante).

 

Duplicação de estrada

Os vereadores Laecio da ACT e Tito do MST apresentaram Indicação nº 35/2025 solicitando a duplicação da estrada que liga Palmares Sul a Palmares 2. A proposição destaca a urgência da medida, tendo em vista o alto número de acidentes, inclusive com vítimas fatais, que ocorrem na via.

 



Segundo os parlamentares, a referida estrada apresenta condições de risco, com buracos, falta de sinalização, iluminação insuficiente e ausência de acostamento e ciclovias, colocando em risco a vida da comunidade.

 

"Com a duplicação é possível promover a acessibilidade para pedestres, ciclistas e motoristas, reduzir congestionamento e melhorar a fluidez do tráfego. Além da duplicação, a melhoria na estrada pode incluir a instalação de sinalização adequada, como placas de trânsito e faixas de pedestres, e iluminação pública, reduzindo o risco de acidentes à noite.", afirmam os vereadores na justificativa da indicação.

 

Revitalização de sinalização

Laecio da ACT (PDT) também é autor da Indicação nº 36/2025, na qual solicitou a revitalização da sinalização viária no cruzamento da Avenida 1 com a Avenida 2, bem como nos quebra-molas localizados na Avenida 1, no Bairro dos Minérios.

 

Segundo o vereador, a falta de sinalização e organização viária compromete a segurança de todos que circulam pela área, que é um dos principais pontos de passagem no  referido bairro.

 

“É fundamental que a administração pública atue com urgência na implantação dessas melhorias, assegurando a integridade física e a segurança da população do Bairro dos Minérios”, defendeu.

 

 

Substituição de bombas do SAAEP

Logo depois, Leandro do Chiquito apresentou a Indicação nº 73/2025, solicitando ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP) a substituição das bombas de captação de água que não atendem mais à demanda do município.

 


Na proposição, o vereador explicou que um dos principais motivos da falta de água em Parauapebas é a frequente necessidade de manutenção das bombas de captação, que, por serem antigas, não conseguem mais atender à demanda da comunidade.

 

“A substituição das bombas por equipamentos mais modernos e eficientes permitirá uma captação de água mais adequada à demanda atual e futura, garantindo um fornecimento contínuo e de qualidade para toda a população”, argumentou.

 

 

Região do Contestado

Fred Sanção, por sua vez, na Indicação nº 78/2025, enfatizou a necessidade de firmar um termo de cooperação técnica entre os municípios de Parauapebas e Marabá, visando à prestação conjunta de serviços públicos essenciais na região do Contestado.

 


Na justificativa da proposição, o vereador relatou que a região citada fica na divisa entre os dois municípios e os moradores enfrentam dificuldades no acesso a serviços públicos devido à indefinição administrativa sobre a responsabilidade de cada município. Acrescentou ainda que já houve iniciativas colaborativas entre as duas cidades.

 

“Para ampliar os benefícios dessa cooperação, propõe-se a formalização de um Termo de Cooperação Técnica, que estabelecerá diretrizes claras para a atuação conjunta de Parauapebas e Marabá na região”, destacou.

 

Construção de praça

Por fim, Zé da Lata apresentou a Indicação nº 79/2025, na qual solicitou a construção de uma praça no Bairro Jardim Planalto, localizado no Complexo VS-10.


"A ausência de uma praça impede que a comunidade tenha um local estruturado para o lazer e a interação social, o que impacta diretamente a qualidade de vida dos moradores", afirmou o vereador.

 

O parlamentar acredita que a construção da praça proporcionará diversos benefícios para o bairro, como a valorização do espaço público, a melhoria da segurança na região, o incentivo à prática esportiva e o fortalecimento dos laços comunitários.

 

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo