21 de fevereiro de 2024

Educação: Vereadores pedem ação de inclusão e programa de estágio para alunos do ensino médio

 A preocupação com a inclusão dos alunos surdos do município e também com o ingresso no mercado de trabalho dos alunos do nível médio foi demonstrada pelos vereadores do município durante a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada nesta terça-feira (20).

 


Professor e intérprete de Libras

Por meio da Indicação nº 10/2024, a vereadora Eliene Soares (MDB) pediu que o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, crie os cargos públicos de professor de Língua Brasileira de Sinais e tradutor-intérprete de Libras.

 

A parlamentar argumentou que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há, pelo menos, 9.500 cidadãos em Parauapebas com alguma deficiência auditiva. “Esse crescimento exige o acompanhamento estatal, especialmente no âmbito escolar, para resguardar os direitos dos educandos”, destacou a vereadora.

 

“A rede municipal contabiliza ao menos 50 estudantes matriculados com deficiência auditiva ou surdez completa, o que requer a implementação de estratégias educacionais em consonância com a modernização da Administração Pública para acolher as demandas desse público”, completou.

 

Programa de estágio

Já a Indicação nº 15/2024, proposta por Léo Márcio (Pros), pediu ao Poder Executivo que implante um programa de estágio remunerado para os alunos de ensino médio dentro da prefeitura municipal de Parauapebas.

 

O vereador destacou que órgãos como Ministério Público, Fórum de Justiça e INSS já recebem jovens de ensino médio, na qualidade de estágio e inclusive remuneram esses jovens mensalmente.

 

“A ideia é inserir os adolescentes em um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento, instigando e preparando os jovens para o mercado de trabalho, bem como fomentando-os economicamente”, concluiu.

 

As indicações aprovadas serão encaminhadas ao Executivo Municipal para providências.

 

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Revisão: Laércio de Castro /  Ascomleg 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo