25 de outubro de 2023

Orquestra Vai à Praça leva Música Popular Brasileira a Parauapebas

Depois de percorrer cidades do Maranhão, o projeto Orquestra Vai à Praça chega a Parauapebas, no sudeste do Pará, trazendo uma rica programação cultural, com concerto da big band Carajazz Marabá Orquestra. A programação será nesta sexta-feira, 27 de outubro, e traz repertório com clássicos da Música Popular Brasileira. O evento é gratuito e acontece na praça Mahatma Gandhi, às 20h.



Com arranjos dos músicos Walkimar Guedes, Ney Conceição, Ademir Júnior, Richard Eddy e Arturo Sandovalo, o conjunto de canções que compõe o espetáculo traz também homenagem a nomes da música popular paraense, como Nenzinha Silva e Paulo André, além de outros compositores regionais.


Esse projeto, realizado pela The Roque Produções e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale via Lei Federal de incentivo à cultura, é uma iniciativa que se destaca por sua estratégia de aproximar a música instrumental do público e promover a cultura local. Por isso, uma das características mais marcantes do Orquestra Vai à Praça é a realização das apresentações em espaços públicos, oportunizando contato do grande público com essa linguagem musical.


De acordo com o produtor, Jackson Gouveia, essa escolha oferece oportunidades culturais que costumam ser escassas, considerando a programação cultural habitual da região em que o projeto está inserido. Além disso, promove a descentralização e democratização de iniciativas culturais apoiadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e financiadas por instituições, como o Instituto Cultural Vale. “Queremos que a música seja para todos e é por isso que optamos por trazê-la diretamente para as praças e espaços públicos, onde todos podem participar”, destacou.


O Orquestra Vai à Praça­ reforça a cultura das apresentações ao vivo, proporcionando uma experiência cultural autêntica e imersiva, o que cria uma conexão emocional e uma apreciação mais profunda pela música. Outro impacto é na integração social, já que os shows, ao reunir membros da comunidade em torno de uma vivência compartilhada, fomentam o senso de pertencimento.


Momento pedagógico - O projeto vai além das performances ao vivo e inclui um componente educativo, aberto a pessoas com idade a partir de 10 anos. Às 14h30, no Centro de Universitário de Parauapebas (CEUP), será realizada palestra ministrada pelo sociólogo e educador musical Fabiano Rodrigues, abordando as contribuições de Paulo Moura e César Camargo Mariano para a música instrumental brasileira. Tanto Paulo Moura quanto César Camargo Mariano são figuras icônicas na música brasileira. Suas contribuições incluem a exploração de diferentes estilos, a fusão de influências culturais e a promoção da música instrumental e do jazz no contexto brasileiro, enriquecendo assim o panorama musical do país. A palestra será realizada em parceria com Escola Municipal de Música Maestro

Waldemar Henrique.

 


Também no dia 26/10, às 18h30, será realizada uma oficina sobre a musicalização de pessoas surdas, conduzida pelo pedagogo e especialista em Educação Musical, Walkimar Guedes. A oficina acontece na sede da Sorri, organização que é parceira do evento e trabalha com a capacitação e inclusão de pessoas com deficiência.


Essa atividade vai abordar todo o conteúdo de forma bilíngue, por meio de recursos didáticos eletrônicos, como jogos, explorando as sensações visuais e vibrotáteis dos alunos participantes. O objetivo é mediar o entendimento dos alunos participantes para a  compreensão de como se dá o fazer musical, ou seja, como é produzir/tocar música inserindo- os no universo dos sons. A iniciativa demonstra o compromisso com a diversidade e a igualdade, abrindo as portas da música a um público mais amplo. 


Esse curso se destaca também por promover uma compreensão profunda das necessidades e potenciais das pessoas surdas, com impactos além do momento educativo, já que a medida que os participantes ouvintes interagem e aprendem junto com as pessoas surdas, elas podem levar essa empatia e compreensão para outras áreas de suas vidas, promovendo um ambiente mais inclusivo em geral.

 

Serviço:

Programação Artística

● O que? Concerto da Carajazz Marabá Orquestra

● Onde? Praça Mahatma Gandhi

● Quando? 27 de outubro, às 20h

 

Programação Pedagógica

● O que? Palestra "Contribuições de Paulo Moura e César Camargo Mariano” para a

música instrumental brasileira contemporânea

● Onde? Centro de Universitário de Parauapebas (CEUP) - Rua A Quadra Especial

Lote Especial - Bairro Cidade Nova, Parauapebas - PA

● Quando? 26 de outubro, 14h30

 

● O que? Oficina Introdução à Musicalização de Pessoas Surdas

● Onde? Sorri Parauapebas - Rua. Beira Rio, 32 - União, Parauapebas - PA

● Quando? 26 de outubro, 18h30

 

Texto: Janaina Amorim

Foto: Bill Waishington 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo