27 de março de 2020

Conhecendo o Museu do Piauí!



Fundando em 1934 o Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, se localiza bem no centrinho de Teresina em frente a Praça da Bandeira.


Em uma estadia na capital, derretendo numa temperatura de 40º,  eu e as crianças resolvemos conhecer o museu.

Lá é possível conhecer toda a história piauiense. Com traços neoclássicos e itens catalogadas que vão desde peças pré-históricas e obras importantes da arte contemporânea de renomados artistas piauienses, além de artesanato, indumentárias e mobiliários, o museu é uma ótima opção de mergulho na História.

Confesso que fiquei bem impressionada com algumas peças, a exemplo dos instrumentais usado para lobotomia. A gente sai de lá com uma sensação de peso, pelo passado macabro que existiu. Por outro lado podemos ver peças maravilhosas, como roupas da época, louças da Companhia das Índias, porcelanas chinesas e inglesas, mobiliário e quadros do século XIX, como a famosa tela de “Dom Pedro II”, de Victor Meirelles.

O museu funciona no antigo casarão onde residiu por anos o Comendador Manoel Jacob Almendra.




Na área externa do prédio o que me encantou foi a coleção de objetos que contam a história da imprensa no Piauí. As máquinas de prensa de ferro mostra como todo esse universo do jornalismo que eu vivencio teve início.





A média de visitação é de 12 mil pessoas por ano que são, em sua maioria, estudantes de escolas públicas e privadas.

A riqueza cultural do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes é um convite constante para desvendar e descobrir o perfil cultural de várias gerações.





Então quando forem a capital da terra do fogo, 💣💣 não deixem de fazer uma visitinha ao museu. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo