8 de novembro de 2018

A Importância do Livro Didático no Aprendizado da Criança


Em homenagem a este objeto que tanto faz por nós, enquanto seres humanos e sociais, quero compartilhar meu sentimento de gratidão pelos escritores que nos alimentam com seus sentimentos e conteúdos

Dia 29 do mês passado, foi comemorado o dia nacional do livro e aproveitando a deixa quero falar dos livros didáticos que meu filho Pedro Augusto está usando no Colégio Bethel. Os livros escolhidos pela equipe de coordenação pedagógica da escola atendem as necessidades educacionais dos alunos nessa idade onde tudo é aprendizado. Eles são do Sistema de Ensino Sucesso.


Além dos livros didáticos temos também os livros de leiturinhas. Esses já tem um outro contexto com mais possibilidades de desenvolvimento.

Abrir um livro é abrir um mundo a parte, é entrar em outro universo, viajar para outras cidades, outros países. Os livros são trasportes, são asas,  são amigos… E na infância, além de tudo isso, os livros ainda representam momentos de afeto e diversão em família. 


Aqui em casa eu faço o momento leitura compartilhada. Além de ser um momento de amor, é fundamental para o desenvolvimento pleno dos pequenos, contribuindo para o estímulo da fala, o processo de alfabetização. 

O momento leitura pode ser feito em todas as idades. Isso vai desenvolver a habilidade de interpretar textos e o mundo de forma mais sensível e crítica, além de fortalecer o vínculo entre a criança e o pai/mãe/cuidador.

Já no processo de alfabetização, essa criança vai ter mais facilidade para nomear e usar palavras, se concentrar, prestar mais atenção e na interpretação de textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo