17 de março de 2025

Soluções para mobilidade urbana, abastecimento de água e alagamentos são temas debatidos por vereadores

Medidas para melhorar a mobilidade urbana, o abastecimento de água e reduzir os danos de alagamentos em Parauapebas foram propostas pelos vereadores Zé da Lata (Avante), Michel Carteiro (PV) e Zé do Bode (União), na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na última terça-feira (11).

 


Mobilidade urbana

Por meio da Indicação nº 83/2025, Zé da Lata solicitou ao Poder Executivo a instalação de semáforos e a realização de um estudo técnico para prevenção de acidentes no cruzamento das avenidas do Bairro Jardim Tropical.

 

Segundo o parlamentar, o local registra uma alta incidência de colisões e atropelamentos devido à falta de sinalização adequada. Relatos de moradores, comerciantes e imagens de câmeras de segurança comprovam a frequência dos acidentes, justificando a necessidade urgente de medidas preventivas.

 

 “A instalação de semáforos e a realização de um estudo técnico para avaliar outras possíveis soluções de segurança viária são medidas urgentes e essenciais para preservar vidas e melhorar a fluidez do trânsito na região”, defendeu o vereador.

 


Abastecimento de água

Outra questão problemática e recorrente na cidade, que também foi abordada pelos parlamentares, é a falta de abastecimento de água. Michel Carteiro apresentou a Indicação nº 85/2025, na qual pediu ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP) que adote medidas urgentes para regularizar o fornecimento de água no Bairro Alto da Boa Vista.

 

Segundo o vereador, a região enfrenta dificuldades constantes devido à sua localização elevada, o que compromete a distribuição da água. Como solução, Michel Carteiro propôs a utilização da caixa d'água do Bairro Betânia para abastecer a área, tendo em vista que a infraestrutura já existe e pode ser ampliada ou adaptada para atender a demanda do Alto da Boa Vista.

 

 “O acesso à água potável é um direito fundamental e sua garantia deve ser uma prioridade na formulação de políticas públicas municipais. A escassez desse recurso compromete a saúde pública e o bem-estar da população, além de dificultar o desenvolvimento econômico e social da região”, enfatizou.

 


Alagamentos

Por fim, Zé do Bode requisitou ao Executivo, por meio da Indicação nº 95/2025, que priorize ações emergenciais para minimizar os impactos dos alagamentos que têm atingido diversas regiões da cidade, principalmente nos bairros Novo Brasil, União, Rio Verde e Nova Carajás (com o transbordamento do lago e ainda com riscos de rompimento da barragem).

 

O vereador relatou que famílias foram desalojadas e a situação tem exigido intervenções urgentes por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Defesa Civil.

 

“Diante da gravidade das últimas ocorrências de alagamentos, solicito uma atenção ainda mais especial e imediata, visando amenizar os efeitos dessas enxurradas e proteger nossos munícipes”, solicitou.

 

Aprovação

As três indicações foram aprovadas e enviadas para que o Poder Executivo tome as providências sugeridas pelos vereadores.

 

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo