3 de junho de 2024

Pedidos de recuperação de vias predominam em proposições dos vereadores de Parauapebas

  

Das 11 indicações apresentadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (28), seis tratavam de melhorias na infraestrutura das vias do município, como recuperação de estradas, pavimentação asfáltica, operação tapa-buraco e reconstrução de pontes. As proposições são de autoria dos vereadores Miquinha (PT), Josemir Silva (União), Luiz Castilho (União), Anderson Moratorio (PRD), Aurélio Goiano (Avante) e Zé do Bode (União).



 

Recuperação das estradas

Miquinha solicitou, por meio  da Indicação nº 210/2024,  a recuperação das estradas e vicinais dos projetos de assentamentos PA Gameleira, PA Matine, PA Arrailândia, PA Albani, PA Araçatuba, Tapete Verde, Pé de Pequi, Palmares Sul, Rio Branco e o Chacreamento Santa Cruz.

 

O vereador relatou na matéria que os moradores dessas áreas sofrem há anos com as péssimas condições das estradas e são obrigados a conviver com a poeira no verão, buracos e lama no inverno.

 

“As estradas são responsáveis pelo acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde, lazer, pelo escoamento da produção agrícola e, consequentemente, pelo abastecimento das zonas urbanas. Garantir que essas estradas estejam trafegáveis é uma forma de investir em toda a economia do município”, defendeu Miquinha.

 

A recuperação de estradas na zona rural também foi solicitada por Anderson Moratorio e Aurélio Goiano na Indicação nº 217/2024. Os vereadores requisitaram melhorias nas vias do PA Brasil Novo.

 

“Cabe aqui uma atenção especial do Executivo Municipal, para que promova urgentemente a realização de obras de recuperação e manutenção das estradas desta comunidade, visando garantir o acesso seguro e eficiente, bem como, seja implementado um plano de monitoramento e manutenção contínua das estradas, a fim de assegurar sua conservação a longo prazo”, enfatizaram os parlamentares.


Pavimentação asfáltica

Em seguida, Josemir Silva apresentou a Indicação nº 211/2024, na qual requisitou a pavimentação asfáltica com meio fio e drenagem, no Bairro Carajás Sul. O parlamentar informou que visitou o local e constatou que a situação das ruas é precária.

 

“A pavimentação asfáltica é fundamental para melhorar as condições de tráfego e mobilidade urbana, oferecendo maior segurança e conforto aos moradores. Solicitamos que essa questão seja prioritária, levando em consideração as necessidades da população desse bairro e o impacto positivo que essa obra trará para a comunidade”, enfatizou.

 

Operação tapa-buraco

Já Luiz Castilho sugeriu, por meio da Indicação nº 214/2024, a realização de operação tapa-buraco e manutenção das vias dos bairros Nova Conquista e Palmares I. Após visita a localidade, o vereador ressaltou que o trânsito na região está perigoso, devido ao asfalto danificado.

 

“Tal medida se faz necessária, uma vez que os bairros se encontram com grandes buracos no pavimento das vias, dificultando imensamente o tráfego de veículos e potencializando o risco de acidentes a todos que transitam por ali”, relatou Castilho.

 


Recuperação asfáltica

Anderson Moratorio e Aurélio Goiano apresentaram ainda a Indicação nº 218/2024, na qual pedem a recuperação asfáltica e limpeza das calçadas das Avenidas E, I e adjacentes, localizadas no Bairro Cidade Jardim.

 

“A deterioração do asfalto e a falta de conservação das calçadas não apenas comprometem a estética da área, mas também representam riscos à integridade física dos pedestres e motoristas. Os buracos e desníveis no pavimento podem ocasionar acidentes, enquanto as calçadas danificadas dificultam a locomoção de idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, prejudicando sua autonomia e qualidade de vida”, argumentaram os vereadores.

 


Recuperação de pontes

Por fim, Zé do Bode reiterou na Indicação nº 219/2024 um pedido realizado no ano passado de recuperação das duas principais pontes que dão acesso a comunidade PA União, próximo a Vila Brasil, na zona rural de Parauapebas.

O parlamentar relatou que tem recebido diversas reclamações de moradores da região, pois as pontes são de madeira e aparentam ser frágeis. “Deve ser levada em conta a importância destas estruturas, pois elas dão acessos a diversas localidades, sendo responsável pelo transporte humano, animal e de mercadoria na região”, explicou Zé do Bode.

 

Aprovação

As seis indicações foram aprovadas e encaminhadas para o prefeito Darci Lermen, com cópias para os gestores das secretarias de Governo (Segov), de Obras (Semob) e de Urbanismo (Semurb).

 

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo