27 de março de 2024

Vereadores indicam pavimentação asfáltica, limpeza de vias, construção de arquibancada, passarela elevatória e sinalização

 Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (26), os vereadores Josemir Silva, Josivaldo da Farmácia, Israel Miquinha, Aurélio Goiano e Joel do Sindicato apresentaram indicações sugerindo melhorias e obras na infraestrutura do município.

 


Pavimentação asfáltica

Por meio da Indicação nº 84/2024, Josemir Silva solicitou ao Executivo Municipal a pavimentação asfáltica e meio fio no Bairro Parque dos Carajás I. Em visita ao local, o parlamentar afirmou constatar que há necessidade de asfaltamento de todo o bairro.

 

“Atualmente, as ruas pavimentadas do Bairro Parque dos Carajás I se encontram sem condições de tráfego, devido aos buracos em quase todas as vias, especialmente durante os períodos chuvosos. A pavimentação asfáltica reduzirá os riscos de acidentes, proporcionando vias mais seguras para pedestres, ciclistas e motoristas”, argumentou.

 

Por sua vez, Josivaldo da Farmácia apresentou a Indicação nº 86/2024, na qual pediu a recuperação asfáltica e a limpeza das ruas no Complexo Altamira, que engloba vários bairros do município, sendo rota de transporte e também um centro comercial de Parauapebas.

 

Segundo o vereador, a referida região “não conta com estrutura adequada para receber tamanho fluxo, e, para que se evite acidentes e maiores transtornos, é necessário que se proceda com a devida recuperação asfáltica, assim como, manutenção das bocas de lobo e do meio fio”. Além da recuperação asfáltica, é necessário ainda que seja feita a limpeza das ruas, visto que “algumas vias da localidade apresentam mato muito alto, além de entulhos e outros lixos”, acrescentou.

 

Cobertura de arquibancada

Já Israel Miquinha requereu, por meio da Indicação nº 93/2024, a construção de arquibancada com cobertura, vestiários e iluminação em led no campo da Vila Valentim Serra e Palmares II. O parlamentar ressaltou no pedido que os estádios e polos esportivos são áreas fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, que resultam  em qualidade de vida e bem-estar.


 

“A realização das melhorias citadas facilitará o bom desenvolvimento dos eventos a serem realizados no campo, além de proporcionar um maior acolhimento aos espectadores. Essas ações são de fundamental importância para o lazer e o desenvolvimento do bairro Vila Valentim Serra, e proporcionarão ainda melhor qualidade de vida, gerando desenvolvimento das pessoas”, justificou.

 

Passarela elevatória

Na sequência, Aurélio Goiano propôs na Indicação nº 96/2024 a construção de uma passarela elevatória ligando o Complexo Turístico de Parauapebas ao estacionamento da Avenida Liberdade.



 

“A construção da passarela elevatória oferecerá uma solução segura e protegida para os pedestres, reduzindo o risco de atropelamentos e outros incidentes. Além de fornecer uma função prática, tornando um marco arquitetônico que enriquece a paisagem urbana e promove uma imagem positiva da cidade e pode ajudar a melhorar a mobilidade urbana na região”, enfatizou.

 

Sinalização

Por fim, Joel do Sindicato apresentou a Indicação nº 98/2024 solicitando a realização de um  estudo de viabilidade técnica para instalação de sinalização semafórica ao longo da Avenida Bom Jardim.

 

De acordo com o vereador, a via citada é uma das principais avenidas de circulação de veículos em Parauapebas, no entanto, a ausência de sinalização semafórica tem contribuído para o aumento do congestionamento, bem como para ocorrência de acidentes de trânsito.

 

“A segurança dos pedestres também é comprometida, visto que atravessar a via sem a devida sinalização se torna uma tarefa arriscada. A instalação de semáforos ao longo da avenida, não apenas contribuirá para a organização do trânsito e a redução de acidentes, mas também promoverá a segurança e a fluidez no deslocamento dos cidadãos”, defendeu.

 

Aprovação

As cinco indicações foram aprovadas em plenário e enviadas para apreciação e as devidas providências do Governo Municipal.

 

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo