6 de janeiro de 2021

Dia de Santo Reis Finaliza as Comemorações de Natal

 Oiêee. 

Bom dia!!

Hoje é dia de Santo Reis, e vale muito a pena ler esse post Aqui que eu escrevi em 2017. Faz 3 anos, porém, está super atual, afinal essa história não muda, ela é eterna. Um lindo relato de como foi a visita dos 3 Reis magos ao menino Jesus, e quem eram esses reis.



Em nossa região, as comemorações de 06 de janeiro perderam-se no tempo, mas vale a pena conhecer a tradição dos Reis Magos, afinal, dia 06 de janeiro é dia da Festa da Epifania, que simboliza o momento em que lhe trouxeram presentes. É o simbolismo da manifestação de Cristo a todas as nações da terra


Os Magos eram particularmente versados sobre astrologia; daí o símbolo da estrela. Eram reis, ideia pela primeira vez sugerida pelo filósofo cristão Tertuliano, no século II. Esta ideia ganhou tal aceitação, que os artistas da Renascença sempre os representaram em vestes reais, coroados e cercados por dezenas de servidores”. 


Na verdade, os Reis Magos seriam três sábios, e não propriamente reis como se imagina, pois naquela época a designação de “Mago” era dada entre os Orientais à classe dos sábios, filósofos e eruditos. A história descreve-os da seguinte forma:


       - Melchior (Rei da plena luz) – seria Rei da Núbia e da Arábia. Era um homem de sessenta anos, de longas barbas. Asiático, sua oferenda foi em ouro, simbolizando o “Cristo-Rei”.


       - Baltazar (Rei da aurora) – era da Etiópia e representado como um negro, também barbudo, mas de quarenta anos. Este ofertou incenso, resina fragrante, simbolizando o Cristo-Deus.


       -Gaspar (Rei do diadema) – era Rei de Tarso, jovem alto e imberbe de vinte anos. Caucasiano, sua oferta foi mirra, outra resina aromática, que profetizava a morte de Cristo na Cruz.


O dia de Santo Reis também finaliza o período natalino.

 


3 comentários:

:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Topo