25 de outubro de 2018

Como Ensinar os Filhos o Quanto é o Suficiente


A Bíblia nos mostra que não devemos ajuntar tesouros na terra e sim nos céus. Ora o que isso quer dizer.
Maria Luiza e Eu!
Deus nos ensina a não condicionar nossa felicidade e plenitude em riquezas materiais, mas juntar boas obras para o reino de Deus.
Esse mês eu não dei presente para meu filho no dia das crianças, pois já havia comprado presente para ele alguns dias antes. Ele ganhou presente da irmã e da tia. Eu não me ligo muito na obrigatoriedade das datas importantes para presentear alguém, principalmente meus filhos. Ao  invés de presentes fomos viver bons momentos juntos no shopping, cinema e passeios.

Sempre me policio muito quando vou adquirir alguma coisa. Claro que nem sempre fui assim. Mas agora estamos adentrando num modo de vida de que menos é mais. Não quero correr o risco de ter uma cada abarrotada de coisas e/ou brinquedos. Quero ter apenas o suficiente.

Ainda de acordo com as escrituras sagradas, ela nos ensina a fugir do amor ao dinheiro e às coisas materiais e, em vez disso, buscar a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Esta passagem nos lembra que não trouxemos nada para este mundo, e nenhuma coisa vai sair com a gente. Nosso foco é melhor colocado nas qualidades eternas do coração. 

Muitas pessoas encontra no dinheiro a segurança para vossas vidas. Isso só é possível até certo ponto, e as vezes nem chega a ser segurança. Devemos, se as riquezas aumentarem, não colocar o coração nelas. Essas palavras é um salmo, e eu acho ele bonito. Que possamos usar o dinheiro como ferramenta e não como tesouro.

É claro que devemos ser  prudentes, reservar uma medida para emergências, faculdade ou aposentadoria. Nossa vida seria diferente se fossemos satisfeitos com o suficiente. Mas sempre estamos querendo em excesso. E como educar nossos filhos a serem gratos pelo que temos. É justamente dar o exemplo para eles, ensinando e vivenciando a simplicidade e o desapego.

Devemos instruí-los a ter sempre o necessário primeiro. Isso auxilia a criança a saber o que é bom para ela e o que irá precisar para chegar onde quiser na vida adulta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo