3 de maio de 2018

Protagonistas de um Des"governo"!


Vou logo dizendo que não é usual esse tipo de artigo aqui no Blog da Maria Oliveira, mas tem certas coisas que a gente precisa falar e mais que isso, registrar para a posteridade.

Como disse um certo amigo que não vou dizer o nome nem sob decreto, ir as sessões legislativa na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás é entretenimento garantido.

Vou escrever sobre isso por que meus fidedignos leitores, que não são milhões mas são milhares e os melhores he, he, precisam saber e entender a dinâmica de como anda a política por aqui na petit Canaã.

São coisas que só acontecem na terra prometida, talvez pelo seu processo de formação histórico sócio-espacial. Mas esse é assunto para outro post.

Pois bem. Ontem fui aquela casa de leis dá uma bizoiada nas pautas do dia e acreditem, até me surpreendi com o avanço no vocabulário ao que se usara naquela casa há uns anos atrás.

No uso da tribuna vereadores foram unânimes em elogios e críticas para duas pastas. Os elogios ficara para a Funcel na pessoa do ex-secretário Jander Fonteles, (este foi exonerado ontem a tarde pelo atual gestor municipal), pelo belíssimo evento realizado na zona rural do município no último final de semana, onde a pasta alavancou a autonomia do esporte naquela localidade. 

Devo confessar. Eu mesma presenciei a final do campeonato rural em Canaã dos Carajás, onde no sábado me desloquei até a vila Ouro Verde. Fiquei surpresa com a beleza do evento. Um ótimo passeio para se fazer em família. 
Mas parece que isso não encheu os olhos do executivo, onde deu um soldo para o então secretário. A exoneração.

Mesmo nao estando mais respondendo diretamente pela Funcel os vereadores em seus discursos se direcionaram a Jander como se ele ainda fosse o gestor da pasta.  O que me indagou bastante na sessão, pois os edis conscientes ou não deram uma resposta a atitude do prefeito pela exoneração. Sabendo ou nao do acontecido, eles foram sensatos em direcionar os elogios. Eu posso falar do que meus  olhos viram, o evento foi sim nota 10.

O que corre a boca pequena na cúpula do governo é que o prefeito teria recebido a montagem de um vídeo, onde o ex-secretário aparece tecendo duras críticas as gestor municipal. Isso teria levado a exoneração do secretário.

Já as críticas unanimes foram relacionadas a pasta da saúde. Segundo a vereadora Maria Perreira a situação está caótica. Os profissionais da saúde trabalham sob pressão de grande demanda, com um número reduzido de efetivo.

Os vereadores que usaram o grande expediente, cobraram ação do executivo, se direcionado ao líder do governo Wilson Leite. Este, ao se defender e defender o governo, saiu pela tangente de uma forma tão interessante digna de um Oscar. 

O que eu pude ver foi uma limitação muito grande por parte da Câmara Municipal no sentido até de cobrar providências relacionadas as principais demandas da população. Um legislativo que apesar de estarem cumprindo seu papel, são também protagonistas do des"governo". 

Seria cômico se não fosse trágico a situação delicada do executivo, que parece não conseguir afinar o instrumento chamado "governabilidade". E vamos que vamos.

Fiz um pequeno vídeo para o stories do @blogdamariaoliveira. Para complementar o artigo vou postar aqui também! Só desconsiderem a parte que eu falei Vila "Ouro Preto" ☺ o nome da Vila é Ouro Verde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo