10 de setembro de 2017

Diário de Uma Mãe: Uma Nuvem Chamada Burn Out

Oiêeee bloguetes!!

Eu preciso escrever esse post por uma questão de saúde, pois sinto que escrever talvez não seja a única saída, mas confesso não estou nem um pouco afim de procurar um psicólogo e nem tenho grana para tal.

Então sugiro que vc pegue um ☕ por que a narrativa é longa he, he.

Enfim, mesmo sem trabalhar fora no momento eu tenho um dia a dia atarefado, rotinas a cumprir, o cansaço físico e a pressão para ser uma mãe de verdade para meus filhos vem me causando um estresse que eu mesma diagnostiquei que venho sofrendo da síndrome do burn out parental.



Cientistas classificam o burn out parental como um cansaço profundo, emocional que afeta nosso psicológico.  A principal consequência desse distúrbio é uma distância afetiva dos filhos. Percebi isso outro dia quando gritei com o Pedro e perdi a paciência com ele.
Nessa busca incessante de ser uma mãe perfeita acabamos sendo vítima do estresse que a maternidade traz. E quando tem uma outra pessoa reforçando que nossos filhos não nos dão tempo, nos sugam e estão sempre fazendo algo para ter nossa atenção, se não tivermos um equilíbrio está sujeito a acreditarmos nisso e vitimizarmos nossos filhos ao descuido e a constrangimentos.

Fico super chateada por terem pessoas que apesar de terem filhos não sabem nada da essência do que é cuidar de uma criança, principalmente na primeira infância. São perfeitos amadores que não sabem que crianças querem sempre o pai ou a mãe por perto, crianças não se entretém sozinhas, lendo um livro calmamente quietas numa poltrona. O mundo de uma criança não é como o de um adulto, para eles tudo é descoberta; um mistério insolucionável, e a criança quer compartilhar isso com quem está ao seu lado, ou seja, com a mãe ou com o pai.
Tem gente que não sabe que  fazer uma criança pegar no sono é um verdadeiro Deus nos acuda. Um simples arrastar de cadeira pode estragar tudo, e lá se vai mais meia hora até ela voltar a cochilar.

As vezes a rotina da casa e das crianças me deixam exausta, mas decidi que não vou procurar ajuda médica. Quero resolver isso sozinha, pois sei que essa situação não é saudável para meus filhos e nem para mim. Sei que posso trazer o equilíbrio para minhas tarefas e não devo me sentir culpada quando deixar meus filhos em segurança com as tias, irmãos, para também ter direito a uma folga e fazer programações que não incluem crianças.

Caramba, mas quem nunca se sentiu culpada por estar na balada e ter deixado o filho com uma irmã. Mas será que essa culpa é válida. Será que quando nos tornamos mãe nossos direitos individuais terminam. Simplesmente não sei responder isso, pois as vezes penso que sim, outrora penso que não. Quando penso que sim é por que meus filhos  é a coisa mais importante na minha vida. Não existem nada e nem ninguém mais importante que eles. E isso inclui eu também, nem eu sou mai importante que eles, então minhas “prioridades” já não são mais prioridades.

É difícil falar sobre isso. Poxa, será que vou ter que procurar um psicologo, mesmo, (risos). Brincadeiras a parte, eu já venho criando formas de tratar esse mal que se instalou na minha vida materna. Depois conto tudo aqui como fizemos. E por favor, não me julguem pois eu não estou reclamando de ser mãe, e quero ressaltar que tenho maior respeito pelas mães que cuidam de três ou mais filhos, assim como aquelas que cuidam de crianças especiais e também tem uma rotina super cansativa.


Bay amores. ❤ 

Comentem aqui ↓ sobre a experiência de vocês com o cansaço físico maternal.

2 comentários:

  1. Realmente gostei muito do post nunca tinha pensado nisso. Bem interessante.e quando mesmo com o pai o trabalho só sobra para a mãe não é nada fácil. Muito grata pelo post tô passando por algo parecido só com um talvez não seja mais serve de alerta para eu me examinar mais direito .beijo saudades de vc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata querida. É verdade, mesmo com o pai as tarefas com o filho só sobram para as mães.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Topo