6 de janeiro de 2017

Hoje é 6 de Janeiro: Dia de Santo Reis


“1. Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. 

“2. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. 
“3. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. 
“4. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. 
“5. Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta: 
“6. E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2). 
“7. Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. 
“8. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo. 
“9. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. 
“10. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.
“11. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. 

“12. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.” (São Mateus, cap. 2, 1ss)

Hoje é dia de Santo Reis.



Belquior, (Melquior), era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. 


 Baltazar era mouro, ( Norte da África), de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia.


Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio.


Um estudo feito por  São Beda, quem por primeira vez escreveu o nome dos três Reis Magos e seus significados precisos que nos ajudam a compreender suas personalidades.


Gaspar significa “aquele que vai inspecionar”; Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltazar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.


Para São Beda – como para os demais Doutores da Igreja que falaram deles – os três representavam as três raças humanas existentes, em idades diferentes.

Neste sentido, eles representavam os reis e os povos de todo o mundo.

Também seus presentes têm um significado simbólico. Melquior deu ao Menino Jesus ouro, o que na Antiguidade queria dizer reconhecimento da realeza, pois era presente reservado aos reis. 

Gaspar ofereceu-Lhe incenso, em reconhecimento da divindade. Este presente era reservado aos sacerdotes.

Por fim, Baltazar fez um tributo de mirra, em reconhecimento da humanidade. Mas como a mirra é símbolo de sofrimento, veem-se nela preanunciadas as dores da Paixão redentora. A mirra era presente para um profeta. Era usada para embalsamar corpos e representava simbolicamente a imortalidade.

Texto extraído de Ciência confirma a Igreja


Ler sobre esses magos, é confortante. Saber que Três pessoas  saíram de suas terras longínquas e foram adorar e reconhecer o menino Deus. Eu me coloco a pensar que presente eu tenho para Jesus hoje. Muitas vezes nossos corações estão cheio de sentimentos não bons. Os reis levaram os melhores presentes para o Rei dos Reis, Jesus. Além do ouro, mirra e incenso, levaram seus corações cheios de amor. Que nós possamos cultivar esse ensinamento em nossos corações,  o da gratidão e do reconhecimento.

Para finalizar esse post, eu quero deixar uma canção de Tim Maia, onde ele  poetiza na música esse dia de hoje.



Beijos, até  ♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo