3 de março de 2016

Parque Zoobotânico: Belezas da Terra

Boa tarde bloguetes!!!
Venho falar de um lugar super legal para levar a mulecada final de  semana. Ainda vou fazer o quadro 365 Coisas para Fazer com os Filhos no 
 Parque Zoobotânico Vale (PZV),  localizado na Floresta Nacional de Carajás. 
O parque oferece agora um novo atrativo para os visitantes: um recinto de répteis da região amazônica. O espaço já está aberto à visitação das mais de 11 mil pessoas que frequentam o parque mensalmente com o desejo de conhecer a diversidade da fauna local. 
A nova área abriga 64 animais. São duas espécies de jacarés (jacaré-coroa e jacaretinga); duas espécies de jabutis (jabuti-piranga e jabuti-tinga), além da tartaruga-da-Amazônia e tracajá.

Para que o público possa visualizar melhor os novos habitantes, que costumam ficar parte do tempo submersos, os comedouros foram posicionados estrategicamente próximos à área de visitação. Os répteis já faziam parte do plantel do parque, mas ficavam em um setor reservado aos animais em tratamento ou que aguardavam destinação.



Jacaré-coroa é uma das atrações do Zoo.
De acordo como o biólogo do parque, Leandro Maioli, a exposição de répteis é um anseio antigo dos visitantes. "Com essa nova opção, esperamos que nossos visitantes aprendam um pouco mais sobre essa classe de animais, que exerce um fascínio enorme nas pessoas e costuma estar cercada de muitas lendas e mitos", comenta.

A implantação do recinto faz parte de uma série de melhorias executadas, a partir de novembro passado no PZV, e que também incluiu a limpeza em todos os lagos do parque.



Tracajá também é um dos novos habitantes
Jacarés e tartarugas da Flona
A Floresta Nacional de Carajas possui um total de 131 espécies de répteis catalogadas, de acordo com o livro Fauna da Floresta Nacional de Carajás - Estudos sobre vertebrados terrestres, de 2012.

Horário de funcionamento do PZV: Todos os dias da semana, de 10h às 16h30. O plantel é constituído de 260 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos. Entre as principais atrações do parque estão os macacos, as onças e as aves, como a Harpia (Gavião-Real) e a Arara-Azul-Grande.

Fotos: Pedro Catoni
Release Ascom/Vale


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo